Falar pelo WhatsApp
(11) 4966-6917 (11) 2498-3414 contato@mesquitaambiental.com.br
Blog · Análise de Água

Laudo de Água para Vigilância Sanitária em BH e RMBH

O Alvará de Autorização Sanitária exige comprovação de água potável, mas o documento certo e a frequência variam conforme a atividade. Veja o que pedir antes de abrir o processo.

Abrir ou renovar o Alvará de Autorização Sanitária (AAS) em Belo Horizonte sem o laudo de água certo em mãos é um dos motivos mais comuns de atraso no processo. A exigência existe, mas varia conforme o tipo de atividade — e é exatamente essa variação que costuma confundir quem está preparando a documentação pela primeira vez.

O que é o Alvará de Autorização Sanitária (AAS) em BH

O AAS é o documento emitido pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) que autoriza o funcionamento de estabelecimentos cuja atividade tem interesse à saúde pública — de clínicas e laboratórios a salões de beleza, academias, farmácias e restaurantes. Em Belo Horizonte, o processo é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 17.944/2022 e tramita pelo Portal da Prefeitura, integrado ao sistema RedeSim-MG.

O decreto classifica as atividades em três níveis de risco sanitário, e isso muda completamente o processo:

  • Baixo risco (ex.: alguns comércios simples): dispensados do AAS no âmbito municipal, mas ainda sujeitos a fiscalização e aos requisitos mínimos de higiene e segurança sanitária.
  • Médio risco (ex.: escolas, academias, atividades de estética): o AAS é liberado mediante preenchimento de um roteiro de autoinspeção pelo próprio requerente, sem vistoria prévia.
  • Alto risco (ex.: clínicas, consultórios, laboratórios, farmácias): exige vistoria presencial de um fiscal sanitário antes da emissão do alvará, além de documentação técnica mais completa.

Qual laudo de água a Vigilância Sanitária pede

Aqui está o ponto que mais gera confusão: não existe um único "laudo de água padrão" exigido para todos os estabelecimentos. O que a Vigilância Sanitária verifica, de forma consistente entre as atividades, é se o estabelecimento comprova água potável, conforme os parâmetros da Portaria GM/MS nº 888/2021 (a norma federal que define o padrão de potabilidade da água para consumo humano no Brasil). O detalhe de qual documento apresentar — e com que frequência — varia de acordo com o roteiro de autoinspeção específico da atividade, aplicado pela Diretoria de Vigilância Sanitária (DVSA/SMSA).

Dois documentos costumam aparecer juntos nesse contexto, e vale não confundir um com o outro:

  • Laudo de potabilidade da água, com os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da Portaria 888/2021.
  • Comprovante de higienização do reservatório de água (a limpeza da caixa d'água), com registro da data e da frequência — exigência que aparece nos roteiros de autoinspeção de diversas atividades, especialmente as ligadas a alimentação e saúde.

A origem da água muda bastante o nível de cobrança, e aqui há um exemplo concreto que vale conhecer: para serviços de alimentação, a RDC nº 216/2004 da Anvisa (referência nacional para o setor, usada como base também nos roteiros de BH) exige laudo de potabilidade com frequência mínima semestral especificamente quando a água vem de fonte alternativa — poço, caminhão-pipa, solução coletiva não ligada à rede pública. Para quem usa água da concessionária, o laudo laboratorial normalmente não é exigido no mesmo nível — a exigência recai sobre a fonte, não sobre a atividade em si.

Vale uma ressalva específica de Belo Horizonte antes de presumir que o poço é sempre uma opção disponível: o Código Sanitário Municipal (Lei nº 7.031/1996, Art. 83) torna obrigatória a ligação de qualquer edificação à rede pública de água, dispensando outras formas de abastecimento — a exceção prevista é só para imóveis onde a topografia impede fisicamente a ligação. Isso está alinhado com a jurisprudência nacional sobre o tema, que tende a restringir o uso de poço para consumo humano a locais sem rede pública disponível. Na prática, isso significa que a discussão sobre laudo de água de poço tende a ser menos frequente dentro dos limites de BH do que em municípios da região metropolitana com cobertura de rede pública mais limitada.

Baixo, médio ou alto risco: o que muda na prática

A classificação de risco não é só uma formalidade — ela decide o nível de exigência documental:

  • Atividades de baixo e médio risco costumam ter a comprovação de água potável resolvida dentro do próprio roteiro de autoinspeção — mas isso não significa sempre "só marcar uma declaração". Quando a atividade usa água de fonte alternativa (poço, por exemplo), é comum que o roteiro exija a apresentação do laudo laboratorial em si, não apenas a confirmação de que ele existe. Água de rede pública costuma pedir menos documentação nesse ponto.
  • Atividades de alto risco — por lidarem com saúde de forma mais direta, como clínicas e laboratórios — tendem a exigir documentação técnica mais robusta, incluída na análise prévia à vistoria.

Por isso, o primeiro passo prático é sempre identificar em qual roteiro de autoinspeção a atividade se enquadra, porque é ele que detalha exatamente o que será cobrado sobre a água.

Documentos que costumam acompanhar o laudo

Além do laudo de potabilidade em si, é comum a Vigilância Sanitária pedir, no mesmo pacote de documentação:

  • Comprovante de higienização do reservatório de água.
  • Documentos do responsável técnico e do responsável legal pelo estabelecimento.
  • Em atividades de alto risco ligadas à saúde, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), quando aplicável.
  • Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), em atividades que os exigem.

Região Metropolitana de Belo Horizonte: o que muda fora da capital

Em Belo Horizonte, o Código Sanitário Municipal (Lei nº 7.031/1996) é expresso ao determinar que o consumo humano de água potável seja feito exclusivamente por meio da rede pública (COPASA), não sendo permitida a utilização de fontes alternativas para esse fim. Nos demais municípios da RMBH, embora a base estadual (Resolução SES/MG nº 5.711/2017) exija a comprovação de água potável, a jurisprudência majoritária tem se orientado no sentido de vedar o uso de fontes alternativas quando há rede pública disponível, com base no art. 45, §2º, da Lei Federal nº 11.445/2007 — entendimento que, contudo, não é unânime na doutrina. O procedimento e a documentação exigida podem variar de um município para outro, por isso a confirmação com a vigilância sanitária local continua sendo o passo mais seguro.

Aplicação prática

Uma clínica de estética em fase de abertura em Belo Horizonte, classificada como atividade de médio risco, precisava concluir o roteiro de autoinspeção para liberar o AAS. Entre os itens do formulário estava a comprovação de reservatório de água potável com registro de higienização em dia. Como o laudo de potabilidade e a limpeza da caixa d'água já estavam organizados e dentro do prazo, esse item do roteiro foi resolvido sem atraso — diferente do que costuma acontecer quando a documentação só é providenciada depois que o roteiro já está em preenchimento.

Evite o atraso mais comum no processo

A maior parte dos atrasos no AAS relacionados à água não vem de reprovação no laudo em si, mas da falta de documentação organizada no momento de preencher o roteiro ou receber a vistoria. Ter o laudo de potabilidade e o comprovante de limpeza do reservatório em dia, antes de abrir o processo, evita que esse item vire gargalo.

Precisa do laudo de água para o Alvará Sanitário em BH ou na Região Metropolitana? Fale com a equipe da Mesquita Ambiental e organize a documentação antes de abrir o processo.

Perguntas frequentes

Não. Atividades classificadas como baixo risco são dispensadas do AAS no âmbito municipal, mas continuam sujeitas à fiscalização e aos requisitos mínimos de higiene e segurança sanitária.

O que se exige, de forma geral, é a comprovação de água potável conforme a Portaria GM/MS nº 888/2021. O documento exato e a frequência variam conforme o roteiro de autoinspeção da atividade específica.

Depende da atividade, do roteiro aplicável e da fonte de água. Um exemplo concreto: para serviços de alimentação, a RDC 216/2004 exige laudo semestral quando a água vem de fonte alternativa (poço, por exemplo) — quem usa rede pública tem exigência menor. Outras atividades podem ter prazos diferentes; vale confirmar no roteiro específico.

Não, se há rede pública disponível no local: o Código Sanitário Municipal (Lei nº 7.031/1996) determina que o consumo humano seja feito exclusivamente pela rede pública (COPASA). Nos demais municípios da RMBH, a jurisprudência majoritária segue a mesma linha, com base no Art. 45, §2º da Lei Federal 11.445/2007 — embora esse entendimento não seja unânime na doutrina.

Sim — cada município tem seu próprio órgão de vigilância sanitária e seu próprio procedimento. A base estadual (Resolução SES/MG nº 5.711/2017) garante a exigência de fundo sobre água potável em toda a região, mas a documentação e os prazos específicos variam de um município para outro.

O item pode ser apontado como pendência, atrasando a emissão ou renovação do alvará. Em atividades de alto risco, isso pode significar nova vistoria depois da regularização.

Sim. A equipe realiza análise de potabilidade da água e apoia na organização da documentação exigida pela Vigilância Sanitária.


Precisa do laudo de água para o Alvará Sanitário?

A Mesquita Ambiental realiza a análise de potabilidade da água e apoia na organização da documentação exigida pela Vigilância Sanitária em BH e região.